Anúncio principal

Ações do Plano de Prevenção à Gravidez na Adolescência alcançam Pedra Branca, Oiapoque e Tartarugalzinho

Objetivo é reduzir as gestações em meninas amapaenses de 10 a 19 anos.

O Governo do Amapá levou palestras, oficinas e ações de saúde do Plano Estadual de Prevenção à Gravidez na Adolescência para os municípios de Pedra Branca do Amapari, Oiapoque e Tartarugalzinho, no interior do estado, com objetivo de reduzir as gestações em meninas de 10 a 19 anos.

Nos três municípios, cerca de 20% dos bebês nascidos em 2023 são gerados por mães adolescentes. Para mudar essa realidade, o Amapá é pioneiro na elaboração de um planejamento preventivo. Ainda em junho, a Sesa apresentou o projeto aos profissionais de saúde dos 16 municípios. Agora, o momento é de levar a estratégia para o interior do estado, conscientizando a população. 

Oiapoque, Pedra Branca do Amapari e Tartarugalzinho sinalizaram a necessidade do plano ser apresentado na localidade, ampliando o acesso a estratégias de prevenção, aos profissionais que atuam de forma direta ou indiretamente com os jovens dos municípios. Uma das estratégias do plano é a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) como método contraceptivo para as adolescentes. 

“A implantação e efetivação do plano é de fundamental importância para reduzirmos os índices de gravidez na adolescência, a  mortalidade materna e infantil e as Infecções Sexualmente Transmissíveis que advém deste público”, explica a gerente da Coordenadoria de Políticas de Atenção a Saúde (Cepas), Rai Nunes.

“Os municípios que estão se organizando para a implantação do plano, certamente tendem a qualificar o cuidado integral com o público adolescente e, consequentemente, melhorar os indicadores de saúde que envolvem a gravidez na adolescência e seus impactos”, ressalta Rai.

Conteúdo fornecido pelo Portal do Governo do Amapá/Foto: Gabriel Maciel

Mostrar mais
Publicidade

Artigos relacionados

Publicidade
Botão Voltar ao topo