Anúncio principal
Tendência

“A possibilidade de uma 3ª onda existe”, afirma Waldez Góes sobre o monitoramento da Covid-19

O novo decreto que passa a valer a partir de hoje, (8), tem validade de 14 dias e estende o horário de funcionamento de restaurantes no dia dos namorados.

Na manhã desta terça-feira, (8), em entrevista ao programa de rádio ‘Luiz Melo’, na Diário FM, o Governador do Amapá, Waldez Góes, falou sobre o relatório epidemiológico dos últimos 14 dias. “No relatório tivemos a manutenção da estabilidade de casos, inclusive diminuímos a média móvel em torno de 2%. O número de hospitalizações também é estável, ocupação acima de 64% das UTIs e abaixo dos 60% dos leitos clínicos. Temos um crescimento de dois décimos no ritmo de transmissão viral, então mesmo em estabilidade, com essa mudança para cima, ainda que seja pequena, nos deixa em alerta”, explica Waldez.

O governador diz ainda que mesmo com essa alteração, o novo decreto estende o horário de funcionamento dos restaurantes no dia dos namorados.

“Mantivemos tudo o que estava no decreto anterior: comércio, área de serviço, restaurantes, esporte, cultura e serviços públicos. Basicamente deixamos 100% do que estava antes. O único ponto diferente é relacionado ao dia dos namorados, já havíamos dialogado que se mantivéssemos os números estáveis, nós ampliaríamos o funcionamento dos restaurantes para até 00h e toque de recolher a partir de 01h”, afirma.

Leia o decreto na íntegra

“Estamos bem atentos à situação. A possibilidade de uma 3ª onda existe. A cobertura vacinal no Brasil é baixa, então enquanto nossa cobertura vacinal não for mais densa, essa preocupação estará presente” – Waldez Góes

 

Vacina

O Amapá está em negociação com a fabricante da Sputnik V para a importação de um lote que garanta o avanço da vacinação do estado. “Temos duas frentes sempre fortes trabalhando: a da aquisição de vacinas pelo estado e a junto ao PNI, mostrando nossas condições diferenciadas no Amapá. Temos 42 mil ribeirinhos, e portanto, deveríamos receber as vacinas suficientes para imunizá-los, e temos certeza que até essa semana vamos receber”, conta.

Foto: Reuters (reprodução)

O gestor diz que há uma estimativa de 30 mil doses a caminho, que serão destinadas às populações ribeirinhas.

De acordo com dados do vacinômetro, o Amapá já imunizou 14,45% da população do estado com a 1ª dose e apenas 6,89% com a segunda. Ao todo, 180.505 doses foram aplicadas no estado. As novas remessas que devem ser entregues ainda este mês, devem acelerar a cobertura vacinal na região.

Mostrar mais
Publicidade

Artigos relacionados

Publicidade
Botão Voltar ao topo