Curso de Fisioterapia da Unifap faz atendimento gratuito para mulheres com problema urinário
Por Fábio Maciel
A incontinência urinária é uma patologia clínica que tem como características a perda involuntária da urina ao fazer algum tipo de esforço como (tossir, rir, espirrar) e afeta de modo considerável a qualidade de vida das mulheres.
De acordo com o professor Adilson Mendes, vice-coordenador do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Amapá-unifap, o projeto de extensão tem como objetivo atender mulheres com problemas urinários e na formação do acadêmico.
“O atendimento é feito em mulheres hipossuficiente, por se tratar de um tratamento caro, e ajuda na formação dos alunos, pois eles têm a oportunidade de fazer a aprender na prática”, explicou.
Segundo Mendes, apesar da fisioterapia ser um dos principais elementos no tratamento da doença, projeto ainda é pouco conhecido e divulgado.
“Nós temos um número grande de mulheres na lista de espera e o local de atendimento é pequeno. São realizados 16 atendimentos semanais”.
A dona de casa Deci Dantas, 49 anos, ressalta a importância do projeto para a comunidade e no tratamento de pessoas com problema urinário.
“Eu nunca tinha feito fisioterapia, já fiz três cirurgias de bexiga, aqui as meninas atendem você bem e se tivesse me encaminhado antes não seria necessário ter feito todas essas cirurgias”, disse.
O atendimento é realizado no bloco de fisioterapia, duas vezes na semana, segunda e sexta-feira, das 8h ao meio dia. Para mais informações: 99135 1551.