“Hora do Planeta’ mobiliza sociedade para chamar atenção sobre os efeitos da mudança climática
O Amapá irá participar do evento a Hora do Planeta, e no sábado, 30, quando mais de 40 cidades brasileiras estarão realizando atividades para marcar a data e conscientização sobre os efeitos da mudança climática, Macapá estará de braços dados com a causa mundial. O evento é uma realização da Ong WWF, que garantiu a inscrição do Estado, feita pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP), e conta com a parceria de outras instituições, como Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Contas do Amapá (TCE), Governo do Estado (GEA), Prefeitura de Macapá (PMM), Tribunal de Justiça (TJAP), Polícia Militar (PM/AP), Exército Brasileiro e ciclistas da Federação Amapaense de Ciclistas e equipe Urbe.
Em todo o planeta a programação será no dia 29, sábado, e das 20:30 às 21:30h, as luzes de prédios e espaços públicos serão apagadas em um gesto simbólico para chamar atenção sobre os impactos das mudanças climáticas. Em Macapá, a programação, que tem como tema, “Apague a Luz Para Ver um Mundo Melhor”, inicia às 19:30h, com a concentração de ciclistas em frente ao prédio do TRE, de onde saem às 20:30h em direção à avenida FAB, chamando a atenção da população e sinalizando no percurso que as luzes dos prédios podem ser apagadas.
O passeio ciclístico segue pela orla e encerra na praça da Samaúma, em frente à Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco, no Araxá, onde haverá uma concentração de pessoas aguardando a chegada dos ciclistas para o final da programação, com música e o apagar das luzes do prédio. A programação na praça inicia antes, às 18h, com recreação para as crianças da comunidade da Baixada do Pará com o artista e contador de histórias Joca Monteiro e outros convidados.
Adesão de membros e servidores
Ainda como parte da programação, para inserir membros e servidores do MP-AP na campanha, na sexta-feira, 29, será feita a distribuição de 1 mil garrafas para água tipo “squeezer”, que dá início ao processo de substituição dos copos plásticos em todos os prédios da instituição. O objetivo é que as boas práticas façam parte da rotina dos funcionários, que indiretamente também participarão das ações, como a doação de garrafas tipo pet utilizadas nos prédios, para a fábrica de vassoura artesanal, que funciona no município de Santana.
A Hora do Planeta é um evento iniciado em 2007, na Austrália, para chamar atenção da humanidade para os perigos das mudanças climáticas. De iniciativa da Word Wildlife Fund (WWF) ou Fundo Mundial da Natureza, o ato é simbólico para conscientizar sobre o excesso de emissão de gases de efeito estufa, provocados a partir da queima de combustíveis fósseis e desmatamento.
“O Amapá está no meio da Amazônia, que detém um estoque considerável de carbono, que pode ser liberado para a atmosfera através de queimadas, desmatamento e mudanças climáticas, o que é preocupante, por causar o aquecimento global sem controle. O efeito estufa é um fenômeno natural importante para a preservação do planeta, o problema é o descontrole, por isso nossa preocupação enquanto órgão ministerial que tem uma Promotoria de Meio Ambiente atuante, que está à frente da adesão à campanha junto com a PGJ”, disse a procuradora-geral e promotora de Meio Ambiente, Ivana Cei.
Programação da Hora do Planeta Macapá
18h – Recreação, contação de histórias e atividades de educação ambiental
Local: Praça Samaúma – PGJ Haroldo Franco – Araxá
19:30 – Concentração para o passeio ciclístico
Local: TRE – Av: Mendonça Júnior – Santa Rita
20:30 – Apagar das Luzes do TRE e saída do passeio ciclístico
Percurso: Rua Hamilton Silva – avenida FAB – Cândido Mendes – Beira Rio – Praça Samaúma
21:15 – Chegada na praça da Samaúma e apagar das luzes na PGJ
Informações: Ascom MP-AP