Encontro de KPOP promove concurso de dança, brincadeiras e música sobre a cultura POP coreana
Nesse fim de semana, os fãs do KPOP puderam reunir os apaixonados pela cultura pop coreana em mais um evento organizado pelo DIAD3. A 3ª edição do Dream in Dream iniciou na sexta-feira (15), com concurso de dança cover, e no sábado (16) foi dia de brincadeiras, feira de produtos e muita música.
O concurso de dança ocorreu no Museu Sacaca e contou com 73 apresentações, divididas nas categoria solo (53) e grupo (20). Foram premiados os três primeiros lugares em cada categoria. Já no sábado, a programação rolou no Vila Nova Shopping, um grande encontro de fãs do KPOP – a música pop coreana que invadiu o Brasil e o mundo.
De acordo com Chris Santos, uma das organizadoras do evento, o encontro é uma oportunidade de conversar e trocar ideias sobre o KPOP, comprar seus itens do grupo musical preferido, pois vários artigos estavam sendo comercializados, além de jogos e apresentações de dança. “Foram dois dias animados, onde nos reunimos e curtimos o que gostamos, com muita segurança, dançamos e nos divertimos”.
A adolescente Marykelly Nunes de Souza, de 14 anos, diz que o evento é uma oportunidade de encontrar outros jovens como ela, que gostam do KPOP, e também poder expressar sua preferência pelo estilo. “A primeira vez que soube do KPOP foi uma amiga que me mostrou, na época não dei muita bola. Mas depois que assisti o MV de Dope do BTS, me apaixonei e hoje virei fã de outros grupos também. Sou apaixonada pelo Suga do BTS”, relata.
A mãe de Marykelly, Erica Elizângela, atendente de telemarketing, sempre acompanha a filha nos eventos. Ela ainda está entendendo o universo do KPOP, mas confessa que gosta da animação e das músicas. “Minha filha ama isso, eu acho interessante, uma cultura nova, isso dá mais conhecimento para ela, e o bom que é seguro os eventos e não tem muito contexto sexual, é mais inocente”, ressalta.
A jovem Maria Clara Martins faz parte de três grupos de dança e adora o estilo por proporcionar diversas coreografias, que os fãs aqui buscam fazer igual. Além disso, o universo musical do KPOP envolve vários conceitos e diferentes estilos de música dentro dele. “É tudo muito lindo, eu amo dançar e o KPOP proporciona um leque muito rico para a dança, quando descobri essa cultura no youtube me apaixonei, aos poucos fui me aproximando da galera que curte aqui e comecei a participar dos eventos”, relata.
Para o universitário João Aleef, de 18 anos, que aprecia o estilo há quatro anos, adquiriu o gosto com uma amiga que lhe apresentou o KPOP. “Eu frequentava eventos de anime e gostava de algumas coisas da Ásia, como Doramas (séries) e rock japonês, e passei a ouvir KPOP, gosto da originalidade, é diferente do POP do mundo”, destaca.
João conta também sobre o preconceito que, principalmente, os rapazes sofrem em gostar do estilo. “Muito são zoados na escola e preferem não admitir que apreciam, preferem escutar em casa, e acabam nem aparecendo nos eventos, por receio dos colegas”, relata.
Apesar desse receio, muito garotos e garotas marcaram presença e outros encontros já estão marcados: no dia 10 de março (Mega Fest) e 23 de março. Segundo a empresária da loja virtual K5, Natália Pontes, no dia 23 vai acontecer a segunda edição do Great Sunday, no Teatro das Bacabeiras, a partir das 14h 30. “Será um dia de diversão, com jogos, música e concurso de dança. Ingressos estão a venda por R$ 5 (na bilheteria do dia será R$10)”, informa.