Câmara Municipal de Macapá cria Frente Parlamentar de Combate ao HIV/Aids e outras DST´s
De iniciativa do mandato da vereadora Neuzinha Velasco (PSB) foi aprovada, na Câmara Municipal de Macapá, a Frente Parlamentar de Combate ao HIV/Aids, Hepatites Virais e demais doenças sexualmente transmissíveis; A frente tem como objetivo propor nova legislação assim como fiscalizar e acompanhar de perto as demandas de pacientes na cidade
De acordo com o Centro de Tratamento Aconselhado de HIV/Aids do Amapá (CTA) foram registrados 263 novos casos de infecção pelo vírus, entre janeiro e novembro de 2014, representando um crescimento de 2%. O número é superior ao contabilizado em 2013, período em que 257 amapaenses contraíram o HIV.
Os dados divulgados foram classificados como preocupantes pela coordenadoria do departamento. Segundo a vereadora Neuzinha ainda é crítica a situação sobre o crescimento do número de pessoas com AIDS no município e estado. Ela lembra que a luta maior agora é para que as pessoas possam diagnosticar soropositividade do HIV o quanto antes.
A iniciativa da criação da Frente Parlamentar conta com o apoio de profissionais da área da saúde, acadêmicos da Universidade Federal do Amapá, lideranças da sociedade civil organizada e autoridades dos poderes Legislativo e Executivo do município e do estado.
Ouça entrevista com a vereadora aqui