‘É o resultado de um esforço coletivo’, ressalta o governador Clécio, em ato de incentivo à vacinação contra a dengue, em Santana
Ao todo, o Estado recebeu 23 mil doses do imunizante contra a doença, que foram repassados pelo Ministério da Saúde, devido a situação epidemiológica do Amapá.
O governador Clécio Luís, acompanhado da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, integraram um ato de incentivo à vacinação contra a dengue neste sábado, 13, em Santana. Ao todo, o Amapá recebeu 23 mil doses, que foram repassadas pelo Ministério da Saúde, devido a situação epidemiológica do estado. A programação ocorreu na Policlínica Maria Tadeu Aguiar, bairro Paraíso, em Santana.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, veio ao Amapá para uma série de agendas, envolvendo o início da campanha de vacinação dos povos indígenas, que iniciou pela aldeia Kuhaí, no Oiapoque, na fronteira entre Brasil e França. Além da assinatura, junto com o governador Clécio Luís, da ordem de serviço para o início das obras do 1º Centro Transfronteiriço do Brasil, também em Oiapoque. O reforço para a campanha contra a dengue é uma das medidas para incentivar a vacinação de jovens e crianças.
“A vacinação no Amapá atende a solicitações da bancada do estado e nós tivemos que assumir este compromisso que agora estamos colocando em prática. Mas a meta do Governo Federal é levar todo esse trabalho para as demais cidades do país. Nosso compromisso é imunizar a população em um curto prazo”, destacou a ministra Nísia.
Com os imunizantes já no estado, todos os municípios receberam doses para o início da imunização. Até o último levantamento realizado foram mais de 1,6 mil doses aplicadas, de acordo com dados da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).
“Em Santana continuamos a vacinação para imunizar contra a dengue. Esse é o resultado de um esforço coletivo em Brasília. A vinda da ministra mostra que o Amapá apresenta uma bancada forte e concentrada e agora vamos focar em vacinar nossas crianças”, afirmou o governador Clécio Luís.
Os esforços coletivos em prol do início da vacinação no Amapá, são resultados das parcerias firmadas junto à Bancada Federal, que vem se fortalecendo cada vez mais em Brasília.
“Todo esse trabalho em nosso estado é fruto de muito empenho junto ao Governo Federal e agora temos que fortalecer ainda mais as atividades para vacinar a população”, destacou o senador Randolfe Rodrigues.
Acompanharam o evento em Santana o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes; deputado federal, Dorinaldo Malafaia; secretária de Saúde do Amapá (Sesa), Silvana Vedovelli; superintendente de Vigilância em Saúde (SVS), Cássio Peterka e vereadores de Santana.
Vacinação contra a dengue
O público prioritário da campanha são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O esquema de vacinação acontece com aplicação de duas doses do imunizante, com intervalo de três meses entre cada.
Para Santana, foram disponibilizadas 3,1 mil doses da vacina, para atender o público prioritário. Quem teve quadro recente de dengue, deve aguardar seis meses desde o início dos sintomas para receber o imunizante.