Anúncio principal
Tendência

Programa Luz Para Todos Regiões Remotas é lançado no Bailique para beneficiar 800 famílias com kits de energia solar

O governador Clécio Luís e demais autoridades do estado acompanharam o lançamento do projeto do Governo Federal, na comunidade de Limão do Curuá.

Na sexta-feira, 17, foi lançado o programa Luz Para Todos Regiões Remotas, na comunidade de Limão do Curuá, no Arquipélago do Bailique, distrito pertencente ao município de Macapá. O projeto de R$ 42 milhões do Governo Federal vai beneficiar mais de 800 famílias das localidades com kits de energia solar.

A iniciativa, acompanhada pelo governador Clécio Luís e demais autoridades do estado, integrou a ação humanitária do Governo do Amapá para as comunidades da região.

“Para que esse projeto acontecesse foi feita uma união de esforços de várias pessoas. Desde 2019, quando eu ainda era prefeito, foi realizado um levantamento de georreferenciamento por GPS para mapear todo o Bailique. Essa lembrança é para destacarmos que existiu todo um trabalho de várias equipes anteriormente com o Davi, o ministro Waldez Góes, a CEA Equatorial. Os kits de energia solar, e todo o trabalho no Bailique vêm de uma história que deve ser lembrada”, detalhou o governador Clécio Luís.

“O programa estava parado e conseguimos voltar com recursos para novamente implantar o projeto para atender as famílias de todo o arquipélago. Acho fundamental a presença do Governo do Estado na assistência direta às comunidades e a presença física do governador Clécio nessas ilhas é importante para reafirmar todo o trabalho que está sendo feito na região”, pontuou o senador Davi Alcolumbre, um dos articuladores do recurso para o programa no Amapá.

Há 6 dias, o Bailique está recebendo uma grande ação humanitária que envolve esforços de todo o Governo do Estado, Governo Federal e instituições parceiras que tem o objetivo de diminuir as dificuldades na região causadas pela salinização das águas dos rios. 

Programa Luz Para Todos 

Em agosto deste ano, o governador Clécio Luís, acompanhou o embarque de 200 kits com placas solares de Macapá, em direção à comunidade Jarilândia, em Vitória do Jari. Essa foi a primeira região a ser integrada ao Programa Luz Para Todos Regiões Rurais. Agora, nesta nova fase, o programa é lançado para regiões remotas e beneficiará principalmente localidades ribeirinhas do Estado.

“Na comunidade do Limão do Curuá instalamos cerca de 200 kits de energia solar. Com a entrega total de todos os kits na região, a intenção é atender 100% do Bailique onde não há atendimento de rede elétrica”, pontuou o diretor da CEA Equatorial, Augusto Dantas.

Mostrar mais
Publicidade

Artigos relacionados

Publicidade
Botão Voltar ao topo