No Amapá, primeira quinzena de novembro registrou aumento de 184% nos casos de covid-19.
Também houve crescimento de internações de pacientes com a doença - apenas 1% dos hospitalizados apresenta esquema vacinal completo.
O número de novos casos de covid-19 registrados no Amapá nas duas primeiras semanas de novembro aumentou em 184% em relação ao mesmo período do mês de outubro. Os dados são do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs/AP) e reforçam a tendência de alta de casos positivos, já observada desde o início de novembro.
Enquanto todo o mês de outubro registrou 111 casos positivos para a doença, as duas primeiras semanas de novembro já registram 315 casos.
Internações
Os dados apontam também para o alerta nas internações por covid-19, que já contabilizam 14 ocupações em novembro, enquanto no mês anterior foram 21 no mês todo. O perfil dos pacientes é de 50% crianças, todas entre 0 e 4 anos de idade. Em relação aos adultos, 29% têm mais de 60 anos.
“Analisamos os dados com cautela, mas percebemos que, até o momento, não houve agravamento de casos, sendo todas as internações registradas em leito clínico”,
explica a gerente do Cievs/AP, Solange Sacramento.
No levantamento apresentado nesta quarta, apenas 7% do público (1 paciente), informou estar com o esquema de vacinação completo.
“Na investigação hospitalar, percebemos que 65% dos que internaram não receberam ou informaram nenhuma dose de vacina contra a covid”
complementa gerente.
A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS-AP), reforça a importância de manter a vacinação atualizada para evitar o agravamento de casos da doença, uma vez que já foi comprovada a eficácia das vacinas desde o início da sua aplicação. Municípios do Amapá, como Macapá e Santana iniciaram nesta quarta-feira, 16, a vacinação de novos públicos, como de crianças de 6 meses a menores de 3 anos de idade (2 anos, 11 meses e 29 dias).
O Governo do Estado continua com a distribuição de vacinas aos municípios e aguarda o envio de novas doses por parte do Ministério da Saúde para a continuidade do calendário e avanço do cronograma para o público geral. Na última quinta-feira, o Amapá recebeu o primeiro lote de vacinas Pfizer Baby, com 5,5 mil doses para atender o novo público, iniciando por aqueles com comorbidades.
Conteúdo fornecido por Gov. do Amapá.