Coleta da 1ª etapa do Censo Escolar 2022 vai até 1º de agosto
A coleta da primeira etapa do Censo Escolar 2022 segue em andamento. Gestores e secretários escolares precisam declarar os dados no Sistema Educacenso, até o dia 1º de agosto, de forma on-line ou por migração. O Centro de Pesquisas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (CEP/Seed) é quem coordena a ação no estado.
Neste primeiro momento, é necessário informar os dados referentes à escola, estudantes, profissional escolar, turma e gestor. O Sistema Educacenso utiliza ferramentas que coletam, organizam, transmitem e disseminam os dados, fazendo o cruzamento das informações e permitindo a avaliação em tempo real e a consistência das informações prestadas.
De acordo com a coordenadora do Centro de Pesquisas Educacionais da Seed, Tâmara Fernandes, os dados norteiam o Governo Federal na distribuição dos recursos e implementação de programas da pasta destinados a cada estado brasileiro.
“Essas informações constituem a base das políticas de educação básica, e orientam para a repartição dos recursos entre estados e municípios, inclusive para pagamento de professores, portanto nossos gestores precisam inserir os dados na plataforma o quanto antes”, reforçou a coordenadora.
Etapas
A coleta é dividida em duas etapas. Após a conclusão da primeira (em andamento), tem início a apuração sobre a chamada Situação do Aluno, na qual são levantadas informações relativas ao “movimento” (quantos foram transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram) e ao “rendimento” dos estudantes (quantidade de aprovados ou reprovados), ao término do ano letivo. A divulgação dos dados finais da primeira etapa no Diário Oficial da União (DOU) está prevista para a segunda quinzena de dezembro.
Qualquer dúvida sobre como manusear a plataforma, entre em contato com o técnico de Coleta do Censo Escolar, responsável pela sua escola.
CLIQUEAQUI PARA ACESSAR O EDUCACENSO