GEA orienta municípios sobre aplicação de quarta dose contra a Covid-19 em idosos
Governo do Amapá orienta os municípios sobre a nova nota técnica nº 20/2022, anunciada na última quarta-feira, 23, pelo Ministério da Saúde referente a aplicação da quarta dose contra a Covid-19 (segunda dose de reforço) em idosos a partir de 80 anos de idade.
Como estabelecido no documento, os municípios devem aplicar, preferencialmente, a vacina da Pfizer, quatro meses após a primeira dose de reforço (terceira dose). Mas os outros imunizantes, Janssen e AstraZeneca, também podem ser utilizados nesse público, independentemente da vacina anterior.
Ainda não foram enviadas doses para atendimento desse novo público ao Estado, mas a Superintendência de Vigilância em Saúde recomenda a utilização do estoque disponível para atendimento das demandas.
“Os municípios já foram informados sobre a nova orientação e reforçamos que o atendimento do público seja realizado de acordo com a disponibilidade de doses nos estoques de cada cidade, até o Ministério da Saúde enviar novos lotes da Pfizer para este novo atendimento”, explica Angélica Oliveira de Lima, coordenadora da Unidade de Imunobiológicos do Amapá.