Encontro Cultural Cabaret da Resistência desta quarta tem como temática “Lutas, Direitos e Consciência Negra” e acontece no Barker Desclassificáveis
O debate terá transmissão ao vivo do programa Café com Notícia, a partir das 17h30, na Diário FM
O Movimento Cultural Desclassificáveis com a produção da Quarta Arte da Pleta e demais parceiros realizam a programação do II Cabaret da Resistência, nesta quarta-feira, 10, a partir das 17h, no Barracão da Tia Gertrudes, trazendo a temática “Lutas, Direitos e Consciência Negra” tendo a “Mulher” como foco e o “Tambor” como símbolo de resistência para o debate cultural que será transmitido no programa Café com Notícia, da rádio Diário FM.
O espaço é destinado a reunir diversas expressões artísticas, acolhendo criatividade e irreverência cultural, além de confraternizar as vivências de cada artista ou apaixonados por cultura.
Segundo o produtor e diretor do Movimento Cultural Desclassificáveis, Paulo Alfaia, o nome Cabaret da Resistência é uma forma de encontro de ato de resistência e de afeto diante dos desmontes que a produção cultural vem sofrendo do governo federal. E nesse segundo encontro, devido em novembro se comemorar o mês da Consciência Negra, não querem apenas festejar mas, principalmente, fortalecer o sentimento de orgulho da identidade negra e conscientização do valor e da riqueza cultural do Amapá.
“O Cabaret da Resistência traduz-se num espaço destinado a lutar contra o racismo e toda e qualquer forma de preconceito, além de aglutinar diversas atitudes artísticas, acolher e difundir sua criatividade contra o negacionismo e a falta de representatividade negra”, ressalta Paulo Alfaia.
A programação contará com poesia, dança, teatro, música, artes plásticas, artesanato, exibição de audiovisual e roda de conversa sobre cultura. Todo este debate vai acontecer no café com notícia q vai ser transmitido direto do banker. Com a temática “Mulheres na Literatura”, se apresentam a poeta Carla Nobre e a contadora de Histórias Lu Oliveira. As representantes do Levante Nacional Contra o Feminicídio – Amapá Joaquina Lino, Alzira Nogueira, Laura do Marabaixo, Valdi Costa, Sheyze Brazão vão discutir a Resistência das Mulheres aos vários tipos de violência e as conquistas através de grandes lutas nas últimas décadas, e o tambor como elemento de resistência e afirmação da população preta de nosso Estado.
Farão parte do evento, com performance de Hayam Chandra, grupo Zimba e Deusas do tambor, nas artes visuais terão Paulo Gil com a exposição “Nós e os Nus”, Bárbara Vento com a exibição do documentário: “Exu-Rei- Abdias do Nascimento”, com roda de Conversa e Will Cruz com a exposição os “humilhados serão exaltados: memórias do apagão”. Na poesia terá Pat Andrade, Sarah Aranha, Coletivo Juremas, Kássia Modesto, Gengibirra Literária e Leandra Brito. Na contação de história será com Joca Boboca. Na música se apresentam Jhimmy Feiches, Marcelo Abreu, Cássio Pontes, Ton Quadros, Fernanda Canora, MC Deeh e Brenda Zeni, também terá apresentação de Capoeira com o Coletivo de Mulheres que Gingam no Meio do Mundo. Haverá também venda de bebidas e drink’s com Selvagens Bartender’s e Comidinhas com Sabor Cosme.
Serviço:
Cabaret de Resistência
Dia: 10/11 ( quarta feira)
Horário: a partir das 17h.
Local: Bunker Desclassificáveis ( Barracão da Tia Gertrudes)
End: Av. Duque de Caxias,1203. Bairro Santa Rita.