Anúncio principal

“A maior arma contra o câncer é a informação”, diz fundador da ONG Carlos Daniel sobre o setembro dourado

O mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil, é uma campanha nacional que tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce.

Na noite desta quinta-feira, (16), em entrevista ao programa de rádio ‘Café com Notícia’, na Diário FM, o fundador da ONG Carlos Daniel, Agenilson Silva, falou sobre as dificuldades enfrentadas pela organização durante a pandemia e o setembro dourado. “Essa cor foi escolhida porque a vida das crianças valem ouro”, diz Agenilson.

A campanha ‘Setembro Dourado’ foi criada pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – Coniacc, que junto à instituições parceiras, promove o debate sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

A ONG Carlos Daniel é uma das 49 instituições parceiras da Coniacc, e através da mobilização da confederação, já arrecadou diversos materiais informativos, além do apoio em todo o Brasil.

“Não precisa ser da saúde, qualquer pessoa pode identificar que a criança está com uma roxura, uma íngua. Essa procura ainda cedo por atendimento faz toda a diferença. Sempre busco ter um bom diálogo com todas as instituições para viabilizar parcerias”, afirma.

A ONG foi fundada após a morte do filho de Agenilson, em decorrência de um câncer. O nome da instituição foi dado em homenagem a Carlos Daniel, que faleceu aos 7 anos.

O câncer é silencioso. Nós precisamos adotar um protocolo de direcionamento. Quanto mais tempo essa criança passar aqui, mais rápido o câncer vai avançar, assim como em adultos. No Amapá ainda não temos um oncopediatra. Em conversa com o secretário de saúde do estado, ele se comprometeu em trazer um profissional dessa especialidade para cá”.

As crianças hoje são nosso presente, mas as crianças curadas do câncer são o nosso futuro.

– Agenilson Silva

Mostrar mais
Publicidade

Artigos relacionados

Publicidade
Botão Voltar ao topo