Anúncio principal
Tendência

“A ocupação do Talibã foi imediata, mais rápida do que Biden esperava”, afirma Tiago Luedy sobre a crise no Afeganistão

Durante a última semana, o grupo fundamentalista Talibã, voltou a assumir o controle do Afeganistão após a retirada das tropas americanas do país.

No programa Café com Notícia da terça-feira, (17), o professor do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Tiago Luedy, foi entrevistado e explicou sobre a ocupação do Talibã no Afeganistão. No último domingo, (15), o grupo voltou a liderar o país fazendo com que centenas de pessoas fugissem do Afeganistão.

Para o professor, o grupo geralmente é associado a Guerra ao Terror. “A ascensão do Talibã vem após o 11 de Setembro no Afeganistão, com a autorização da ONU. É uma reflexão histórica importante para entender como eles chegaram ao poder e para onde eles devem ir”, explica Tiago.

Formado em 1994 por ex-combatentes da resistência afegã, o Talibã inicialmente lutou contra forças soviéticas na década de 1980. A organização pretendia impor sua interpretação da lei islâmica e remover qualquer influência estrangeira no país.

Segundo o Luedy “parte dos especialistas estão reforçando que o Talibã é um grupo terrorista, demonizando a religião. Essa imagem é a imagem do talibã de 96 à 2001, e não tem pormenor que mude isso, principalmente sobre as mulheres. Hoje não acho impossível que o novo talibã assuma um discurso mais moderado”.

Mostrar mais
Publicidade

Maria Silveira

Amazônia - Amapá - Brasil • Jornalista e repórter do portal Café com Notícia.

Artigos relacionados

Publicidade
Botão Voltar ao topo