Itaú Cultural lança streaming dedicado ao cinema brasileiro
O catálogo possui mais de 100 títulos e várias produções da região norte são destaques na plataforma.
O Itaú Cultural Play foi lançado no dia 19 de junho, no Dia do Cinema Brasileiro. O catálogo é dedicado ao cinema nacional com filmes, séries, programas de televisão e festivais. O streaming é totalmente gratuito.
A plataforma tem parceria com diversas instituições culturais, uma delas é a ‘Matapi – Mercado Audiovisual do Norte’, uma das atrações que se destaca com cinco filmes da Região Norte do Brasil.
O Matapi é responsável pela mostra ‘O Ser Amazônico” com os filmes: o amazonense ‘A Floresta de Jonathas’, primeiro longa-metragem de Sérgio Andrade, o paraense ‘Para ter Onde Ir’, longa de ficção de Jorane Castro, o curta rondoniense ‘Banho de Cavalo’, de Francis Madson, o amapaense ‘Encantes – Histórias de Laranjal do Maracá’, de Cassandra Oliveira, e ‘Fronteira em combustão’, de Roraima comandado por Thiago Briglia.
A obra amapaense de Cassandra Oliveira, foi produzida em 2015, com apoio do Edital nº005/2013 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (FAPEAP), tendo como base a Dissertação do pesquisador amapaense Lúcio Costa Leite, no programa de Pós Graduação em Antropologia da UFPA.
O pesquisador idealizou e produziu o filme, que teve o objetivo de traduzir em linguagem audiovisual alguns dos elementos que ele estava identificando no contato com a comunidade de Laranjal de Maracá, no município de Mazagão, e a relação material e simbólica dos moradores com os sítios arqueológicos da região.
“Foi um trabalho muito importante para mim, pois foi o primeiro documentário que dirigi depois de voltar da formação em Cinema e pudemos fazer uma verdadeira imersão nesta comunidade, o que permitiu a mim, e à equipe, conviver com os moradores e transformar a experiência de filmar um documentário em um processo bem gratificante de interação e respeito” – Cassandra Oliveira
A documentarista ainda fala sobre a representatividade amapaense na plataforma. “Ficamos muito felizes por nosso documentário ter sido escolhido para a plataforma neste momento inicial, mostrando que a história que contamos segue reverberando e encontrando sentido para diferentes olhares. É um filme que tem muito da forma de ser do povo do interior do Amapá, na linguagem, nos relatos, nas paisagens, nos personagens. Por isso, poder ter este filme sendo visto é poder mostrar um pouco da riqueza que caracteriza nossa cultura e nossas histórias”, explica Cassandra.
O documentário ficará disponível até outubro de 2021 na plataforma do Itaú Cultural Play e poderá ser visto gratuitamente. O objetivo do Matapi é reunir todos os setores do audiovisual para discutir e fomentar a cadeia produtiva local, além de fazer a conexão e a capacitação de profissionais do setor e o empreendedorismo na região. Para assistir as produções basta fazer um cadastro gratuito na plataforma.