[coluna] O som da Amazônia: conheça quatro nomes do cenário musical nortista – por Karina Pacheco
A diversidade sonora da região norte são águas que estão se expandindo para o Brasil inteiro. E para que a nossa cultura alcance novos ares é necessário contemplá-la sempre que possível. Para incentivar o consumo da arte amazônica, preparamos uma playlist com quatro artistas para você acompanhar.
Amapá – Maniva Venenosa
O calor dos ritmos latinos é marca registrada do trio macapaense Maniva Venenosa. Desde 2015 retratam a realidade amapaense com muita originalidade através de letras cheias de referências da nossa região e a mistura de ritmos como o Reggaeton e o Marabaixo.
Acre – Los Porongas
A banda acreana de rock alternativo surgiu em 2003. O álbum de estreia, lançado em 2007, foi indicado pela revista Rolling Stone como um dos melhores álbuns brasileiros daquele ano.
Amazonas – Luli Braga
A cantora e compositora manauara é parte do novo cenário musical do Amazonas. Lançou o primeiro disco, intitulado “Sinuose”, em 2020. O álbum que veio ao mundo no período do isolamento social expressa sentimentos, humores e o autoconhecimento por meio de arranjos acústicos, batuques, sintetizadores e beats.
Pará – O Cinza
Desde 2016 a versatilidade da banda paraense segue conquistando espaço e um público fiel que os ajudaram a financiar o disco de estreia, “De Peito Aberto” lançado em 2019. Com referências do Rock Alternativo Contemporâneo, movimentos culturais brasileiros e a MPB, os amigos apostam no trabalho autoral. As composições falam sobre amores, saudade e dependência emocional.
Perfil
Karina Pacheco é Jornalista e Criadora de Conteúdo Digital. Fã da cultura POP e amante de Sitcoms. Adora fazer resenha de artistas musicais do cenário independente, assina a coluna de Música no portal Café com Notícia.