Dia do Orgulho Autista: 4 séries e filmes para se conscientizar e entender o autismo
A comemoração reforça a necessidade de conscientizar a sociedade sobre o autismo. Nesta sexta-feira em entrevista ao CCN, o vereador Dudu Tavares falou sobre a lei que institui a Semana Municipal de Conscientização do Autismo.
O transtorno do espectro autista (TEA), passou a ser comemorado no dia 18 de junho para conscientização, inclusão e luta contra o preconceito com que grande parte da sociedade trata as pessoas com autismo. Além disso, o dia ainda é uma homenagem a toda pessoa com TEA, as mães, família e educadores. No Brasil, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que há 2 milhões de pessoas no espectro autista.
Conheça alguns filmes e séries que abordam o tema:
Atypical (2017)
A série Atypical aborda a adolescência do ponto de vista de Sam, um jovem garoto com Síndrome de Asperger (SA). Sam está no final da vida escolar, trabalha e tem amigos, mas o seu desejo é encontrar seu primeiro amor. Além disso, a série também traz a visão da sua família, que precisa lidar com suas peculiaridades e aprender a dar mais liberdade a Sam.
The Good Doctor (2017)
The Good Doctor é uma série televisiva estadunidense que já está em sua 4ª temporada. A trama conta a história de Shaun Murphy, um jovem médico autista brilhante que passa a trabalhar como cirurgião em um renomado hospital. Mesmo sendo extremamente competente, o prodígio precisa a todo momento provar sua capacidade ao corpo médico.
Float (2020)
O curta-metragem Float é uma produção da Disney que fala sobre um pai que tem planos e sonhos mas descobre que o filho consegue flutuar. Na animação o pai acaba escondendo a criança quando percebe os olhares preconceituosos voltados para seu filho. Float é inspirado no filho do diretor e roteirista, Bobby Rubio, que é uma criança autista.
Fitas (2020)
Fitas é uma outra animação, também em formato de curta-metragem da Disney. Diferente de Float, Fitas retrata uma garota com autismo moderado e suas questões em relação a fala e socialização durante uma aula de canoagem. Rene, a personagem principal, é dublada por uma garota com autismo, que assim como a personagem, quase não fala.
Dia do Orgulho Autista
Na noite desta sexta-feira, (19), em entrevista ao programa de rádio ‘Café com Notícia’, na Diário FM, o vereador Dudu Tavares (PDT), falou sobre a lei de sua autoria que institui a Semana Municipal de Conscientização do Autismo. “O Amapá tem histórias lindas de famílias com pessoas autistas. A semana de conscientização do autismo tem como intuito divulgar, para toda a comunidade, sobre o autismo e capacitar a população de modo que famílias autistas sejam acolhidas em todos os ambientes”, explica Dudu.