UEAP e CELGBT lançam campanha “TRANSformando a universidade: educação para todes”
A iniciativa busca incentivar a inserção de pessoas transexuais e transgêneros no ambiente acadêmico e na pesquisa científica.
Na próxima sexta-feira, (30), às 18h, a Universidade do Estado do Amapá – UEAP em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – CELGBT, lançam a campanha “TRANSformando a Universidade: Educação para todes!”, que tem como finalidade divulgar a reserva de vagas de 5% para a população transexual e transgêneros nos cursos da UEAP em 2021.
A iniciativa garantida pela Resolução No 437/2020 CONSU/UEAP, que está em vigor desde 2020, possibilita que essa parcela da população ocupe também o espaço acadêmico, escreva suas próprias narrativas e perspectivas sobre o mundo, assim viabilizando uma construção científica onde elas não sejam somente objetos de pesquisa, mas ativamente pesquisadoras.
A campanha busca combater o mundo em que pessoas trans são ridicularizadas, apagadas e marginalizadas dentro de uma sociedade. Para a comunidade entrar na universidade significa mais do que fazer um curso, mas é uma oportunidade de se contrapor ao sistema que frequentemente invisibiliza seus corpos e sua existência.
O evento conta com a participação de: Katia Paulino (Reitora da UEAP), Neurizete de Oliveira Nascimento (Secretária Adjunta de Políticas da Educação- SAPE/SEED), André Lopes (Presidente do CELGBT), Silvinha Cavalliere (Vice Presidenta Nacional da UNALGBT), Evandro Cunha (criador da campanha), Rafaela Esteffans (Coordenadora da População TRANS da ONG Pró Vida), Ivo Pantoja (Membro do coletivo de homens trans AP) e Roan Nascimento (Conselheiro Estadual segmento Trans e Mister Trans Ap).
O lançamento ocorre nesta sexta-feira, (30), às 18h, no Canal oficial da Universidade Estadual do Amapá – UEAP TV e na página do facebook do Conselho Estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.