Anúncio principal

Expresso

1 Corrupção

Blog da jornalista Alcinea Cavalcante revelou que antes de estourar o escândalo de corrupção envolvendo o empresário Luciano Marba e servidores públicos do GEA, um dos envolvidos, Bruno Nascimento, foi exonerado do cargo que ocupava da CPL da SIMS no dia 31 de março. Antes disso, em 21 de março, Cláudia Capiberibe denunciou ao delegado geral Tito Nascimento possíveis irregularidades em licitação para compra de cestas básicas na Secretaria.

2 Denúncia

Cláudia teve seu nome associado ao escândalo por Bruno, que em carta afirma ter participado do esquema de corrupção por orientação da primeira-dama. Essa história só surgiu após reportagem do Fantástico, que foi ao ar no último domingo (10). Claudia ainda não concedeu entrevista sobre o assunto, mais já entrou com queixa crime contra Bruno para que ele prove tais acusações.

3 UEAP

A lista com os nomes dos professores Luciano Araújo (candidato mais votado na consulta prévia para reitoria da UEAP) e Perseu Aparício já foi encaminhada ao governador, a quem cabe indicar o próximo reitor da Universidade. Embora disponha de até 60 dias, a expectativa da comunidade acadêmica é que Camilo faça sua escolha antes do mês de junho.

4 Reitoria

Candidatos vencedores em consultas prévias para escolha de reitor geralmente são confirmados no cargo pelo Executivo. Imagina-se que assim será na UEAP, bem como na UNIFAP, onde Eliane Superti sagrou-se vencedora na corrida pela reitoria da instituição para os próximos quatro anos. Nesse caso, cabe ao ministro da educação a escolha.

5 PC

Elias Rodrigues, reeleito presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Amapá (SINPOL), em eleição ocorrida no dia 16 de maio, nega qualquer participação do empresário Luciano Marba durante o processo eleitoral. “Conheço o empresário, como muita gente, mas nunca tratei nada com ele envolvendo o nosso sindicato”, disse ao Café.

6 Suspeita

Sobre o suposto envolvimento do policial civil Cleobernaldo Ribeiro Leite no esquema de corrupção denunciado pelo MP/AP, Elias disse que o SINPOL vai se posicionar por meio de nota. “Vamos analisar com calma todas as informações e nos manifestaremos. Claro que não podemos pré-julgar, mas como toda a sociedade, queremos saber a verdade sobre os fatos”, finalizou.

Saúde

Promotor André Araújo, titular da Promotoria da Saúde do MP/AP, acompanha 130 ações (entre individuais e coletivas) movidas contra Estado e munícipios pela carência dos mais diversos serviços em hospitais e postos de saúde, como falta de medicamentos, exames e equipamentos. “Só este ano já estou chegando a dois mil ofícios com pedido de explicações e providências. Não gostaria de judicializar toda essa demanda, mas não tem outro caminho”, disse em entrevista ao Café.

8 Ações

Dentre as 30 ações coletivas movidas pela Promotoria da Saúde, a da UNACON – que exige adequado tratamento aos pacientes com câncer no Amapá – foi parar no STF para apreciação de recurso impetrado pelo Estado. “Esse é o maior drama dos pacientes que procuram a justiça, porque nem sempre o resultado sai rápido”, lamentou André Araújo.

9 LAI

A Lei de Acesso a Informação (LAI) n.° 12.527/2011, considerada um dos maiores avanços na busca por mais transparência pública completou dois anos e, segundo balanço divulgado pela Controladoria Geral da União (CGU), ainda não foi regulamentada no Amapá. Desde que entrou em vigor, mais de 176 mil pessoas solicitaram informações para o Poder Executivo Federal, 278 desses pedidos foram feitos por pessoas que moram no Amapá. O órgão mais procurado é o INSS.

Expresso

Livro do padre Paulo Roberto – Confesso que vivi – está sendo vendido no IJOMA ao preço de 30 reais . Toda renda será destinada aos trabalhos no instituto.

“ A sociedade precisa confiar mais na polícia, mas para isso é necessário que as instituições estão abertas” Secretário Nixon Kenedy (SEJUSP).

“Somos a favor das famílias, de todas as famílias. Nós também temos direito de construir as nossas”, André Lopes – presidente da Federação dos LGBT do Amapá.

Destaque para Patrícia Bastos, vencedora na categoria regional (melhor disco e cantora) do 25º Prêmio da Música Brasileira, realizado no Rio de Janeiro. Parabéns!

 

 

 

 

Mostrar mais
Publicidade

Ana Girlene

Amazônia - Amapá - Brasil • Jornalista, diretora e apresentadora do Programa radiofônico Café com Notícia na DiárioFM 90.9.

Artigos relacionados

Publicidade
Botão Voltar ao topo