Anúncio principal

Covid-19: Governo do Amapá amplia rede de assistência com novos leitos de UTI

Estado adquiriu 80 novos aspiradores e 120 bombas de infusão. Os equipamentos permitiram a instalação de novos leitos intensivos no Centro Covid-HU.

O Governo do Amapá reforçou na quarta-feira, (20), a retaguarda para o tratamento de pacientes acometidos pelo coronavírus com a ativação de mais 12 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Centro Covid HU, em Macapá.

Para garantir a expansão, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) adquiriu 80 novos aspiradores (usado para aspirar secreções no aparelho respiratório do paciente) e 120 bombas de infusão. Além de permitir a instalação de novos leitos, os itens reforçam o funcionamento dos que já existem.

Com as novas aquisições, a unidade – que é a principal referência de atendimento para no covid-19 no estado – agora dispõe de 66 leitos de UTI e 65 clínicos.

Assim, a rede de assistência de média e alta complexidade para tratamento da covid-19 no Amapá chega a 255 leitos, entre clínicos e intensivos, em toda rede hospitalar.

Segundo o governador, Waldez Góes, a proposta é ampliar ainda mais a assistência no Centro Covid HU com a ativação gradativa de mais 29 leitos, sendo 5 de UTI e 24 clínicos, conforme a necessidade. 

“Nós continuamos o combate ao novo coronavírus. Já iniciamos nosso Plano Estadual de Vacinação nos 16 municípios com prioridade aos profissionais de saúde e idosos, mas seguimos com a frente de trabalho na vigilância e assistência em saúde”, disse.

 

Processo de ampliação

Para assegurar a garantia dos aspiradores, o Estado enviou no sábado, (16), um avião para buscar, em Uberlândia (MG), os equipamentos hospitalares que foram adquiridos pela Sesa. Ainda neste dia, os aspiradores chegaram na capital. Se o envio dos equipamentos fosse por meio de uma transportadora a previsão de chegada era de até cinco dias.

Já na segunda-feira, (18), a equipe técnica viajou para Jundiaí (SP) para a aquisição das bombas de infusão. A chegada do material foi na terça-feira, 19, o que garantiu celeridade para a ampliação de leitos.

 

Centro Covid HU

O espaço é resultado de uma parceria entre Governo do Amapá e a Universidade Federal do Amapá (Unifap), com a articulação do senador Davi Alcolumbre.

Para garantir o funcionamento da nova unidade, o governo estadual executou a instalação dos sistemas de energia elétrica, água e tanques de gases medicinais, limpeza, equipamentos de informática, materiais hospitalares, entre outros serviços. Além disso, contratou a equipe de profissionais de saúde que atuam na unidade.

O governo federal enviou equipamentos, profissionais de saúde e insumos para o local. Um termo de doação do Ministério da Saúde garante que após o fim da pandemia os equipamentos continuarão no Amapá dando suporte à rede de alta complexidade estadual.

Via
Secretaria de Estado da Comunicação
Mostrar mais
Publicidade

Artigos relacionados

Publicidade
Botão Voltar ao topo