Anúncio principal

Enfermeira de 55 anos é a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no Amapá, saiba mais

A cerimônia aconteceu de forma simbólica para abrir oficialmente a campanha de vacinação no estado.

Na manhã desta terça-feira, (19), o estado do Amapá iniciou a campanha de vacinação em cerimônia simbólica, imunizando as primeiras pessoas do estado com a vacina Coronavac, produzida em parceria pela Sinovac e Instituto Butantan. A enfermeira Kátia Regina Marinho, 55 anos, foi a primeira pessoa a receber a imunização em solo amapaense. Juntamente com o também enfermeiro Demétrio Tyrió, 46 anos.

Brasiliana Trindade, 68 anos, foi a primeira pessoa do grupo de risco a ser vacinada. A idosa mora no Abrigo São José.

Foto: Governo do Amapá (reprodução)

O governador Waldez Góes iniciou o seu discurso na cerimônia pedindo um minuto de silêncio pelas vítimas da Covid-19. O gestor assinou um decreto instituindo 3 dias de luto oficial em memória dos amapaenses que foram vítimas da doença.

“É um momento de comemorarmos a luta pela vida, a luta dos profissionais de saúde, dos profissionais das forças de segurança, do sistema de defesa sanitária, dos profissionais de assistência, de educação, e muito especialmente, dos que atuam na pesquisa e na ciência, pela produção da vacina contra a Covid-19. Nós, o Brasil, está há um ano nesta guerra, trabalhando tanto a assistência à saúde, como também o processo de imunização nesse momento“, diz Góes.

Momento em que Kátia recebeu a vacina contra a Covid-19 – Foto: Reprodução

Vamos dizer não aos negacionistas, vamos defender a ciência, a pesquisa e trabalhar firme na imunização de todos os amapaenses.

– Waldez Góes

As 31 mil doses da Coronavac chegaram ao Amapá às 3h17 da madrugada de hoje. 16 mil doses serão destinadas à imunização da população indígena do estado.

“No Amapá, no boletim de ontem, chegamos a casa dos mais de 1.000 óbitos, mais precisamente 1.005 vidas ceifadas. Mesmo sendo o 3º estado do país com o menor índice de letalidade, existem 24 estado com uma letalidade acima do Amapá. Nossa letalidade é consideravelmente baixa, se pegarmos a realidade de todo o país, mesmo assim atingimos esses números. Expresso minha solidariedade aos familiares que perderam pessoas”, finaliza o governador.

Como prevê o Plano Estadual de Vacinação, 15 mil doses da vacina serão destinadas aos profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid-19.

Mostrar mais
Publicidade

Artigos relacionados

Publicidade
Botão Voltar ao topo