Governo oferece qualificação em língua inglesa para professores da rede pública
Interessados em participar devem ter formação em Letras-Inglês ou qualificação no ensino da língua.
O Governo do Amapá, em parceria com a Nova Escola e o governo britânico, oferece curso de língua inglesa para professores das redes de ensino estadual e municipal para contribuir na qualificação dos docentes. As inscrições já estão abertas. Consulte o formulário de inscrição.
O programa, intitulado Skill For Prosperity, é voltado exclusivamente para professores de língua inglesa, que pretendem desenvolver o ensino e aprendizagem do idioma nas escolas públicas do Brasil. Caso o candidato já tenha experiência como o ensino da língua, poderá ser um formador.
De acordo com a organização, essa é uma oportunidade para que professores possam ajudar a elevar a qualidade de ensino de língua inglesa na rede. Os candidatos selecionados serão contratados e irão participar de uma capacitação desenvolvida com o apoio do governo britânico.
Para se inscrever, os professores interessados precisam ter formação em licenciatura Letras Inglês ou Inglês e Português, ou ainda especialização em ensino de língua inglesa (lato ou stricto sensu). O candidato precisa preencher e responder um formulário e se atentar para os avisos.
O que é o Skill For Prosperity?
É uma iniciativa global do Governo do Reino Unido, por meio do Prosperity Fund, implementada em nove países em desenvolvimento, que visa apoiar o crescimento econômico e a redução da pobreza, proporcionando a jovens e a grupos em desvantagem o acesso à educação de qualidade e ao desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho.
No Brasil, as atividades passam pela produção de materiais didáticos regionais produzidos por professores das redes públicas dos estados participantes, formação de professores para a aplicação do material didático em sala de aula, referenciais nacionais para o ensino de inglês com referência na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Também há uma plataforma online para professores de todo o país compartilharem experiências e conteúdo. Trata-se de um consórcio de organizações formado por Associação Nova Escola, Instituto Reúna, British Council, sob a governança da Fundação Lemann.