Estado apresenta programa Criança Alfabetizada ao prefeito eleito de Calçoene
O projeto traz estratégias para alfabetizar todas as crianças amapaenses na idade certa e, é apoiado pelo Instituto Natura, Fundação Lemann e Associação Bem Comum.
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) recebeu o prefeito eleito do município de Calçoene, Reinaldo Barros, para tratar sobre o programa Criança Alfabetizada (PCA), que traz estratégias com o objetivo de alfabetizar todas as crianças amapaenses na idade certa. O projeto é desenvolvido em regime de colaboração com os municípios.
O encontro com o prefeito foi mais uma atividade do Circuito Educação. Barros recebeu uma cópia do Referencial Curricular Amapaense do Ensino Fundamental e Educação Infantil (RCA), além de um relatório produzido pelos técnicos da Seed com as ações específicas do PCA no município de Calçoene.
“Tratamos sobre a educação do município. Fiquei muito feliz em conhecer o programa e, com muita responsabilidade, o colocaremos em prática. A intenção é melhorar a aprendizagem das nossas crianças e a qualidade da educação em Calçoene”, disse o fututo prefeito.
A secretária da pasta, Goreth Sousa, detalhou como funciona o programa e pontuou as ações já realizadas no município, com a formação de professores, entrega de materiais didáticos e os resultados das avaliações de fluência dos estudantes.
“Nosso engajamento está comprometido também com todos os estudantes do Amapá. Por isso, é importante conversarmos com os gestores municipais para mostrar que eles poderão contar com a gente para garantir uma educação de qualidade”, comentou Goreth.
Circuito Educação
O Circuito Educação é um programa desenvolvido pela Seed e criado para acompanhar de perto as demandas de cada município no âmbito da educação. Com isso, equipes técnicas da secretária percorrem todos os 16 municípios do estado e tratam sobre educação e apresentam programas que podem ser adotados pelas gestões municipais em regime de colaboração.
Programa Criança Alfabetizada
O Criança Alfabetizada oferta formação continuada para professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares; material didático complementar; avaliação permanente da aprendizagem dos estudantes; acompanhamento e monitoramento do processo ensino aprendizagem, além de cooperação e incentivos.
Este ano, mesmo com a pandemia, aconteceram três formações continuadas aos professores alfabetizadores municipais, formação de gestores, assessoramento técnico e entrega de materiais didáticos.