Ícone do site Café com Notícia

80 anos de Batman: a retrospectiva do homem-morcego

*Este conteúdo é uma produção da turma de Jornalismo em/de Quadrinhos, do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)*

Enquanto o novo filme ‘The Batman’, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2022 não sai, aqui vai algumas adaptações clássicas e a origem do homem-morcego mais querido do mundo.

O Batman é certamente um dos heróis mais adorados e populares do mundo. Criado em 1939 por Bob Kane e Bill Finger, há mais de 80 anos o homem-morcego faz sucesso em todas as idades. O personagem se tornou popular assim que apresentado para a revista Detective Comics (DC Comics) e acabou estrelando sua própria revista em quadrinhos em 1940, ou seja, há 8 décadas!

 

A origem de Batman

Bob Kane, Bill Finger, Neal Adams e Jerry Robins – Foto: JimKeef.com

Oficialmente, Kane é creditado como o criador do personagem, apesar do roteirista Bill Finger trabalhar na estética e formato definitivo de Batman, adaptando-o durante os anos em estilo e história, assim como vilões clássicos no universo que se passa em Gothan.

Por trás da máscara, a identidade se revela como o empresário, filantropo e playboy Bruce Wayne, que ainda criança, presenciou a morte dos pais após uma tentativa de assalto.

Depois disso, tomado por uma sede de justiça, passou a treinar artes marciais com os melhores mestres, habilidades teatrais como disfarces, fugas e estudar criminologia ao redor do mundo para proteger sua cidade natal, Gothan City, com suas próprias mãos.

Mesmo sendo um super-heroi, Batman não possui superpoderes, utilizando como seus principais meios de ataque e defesa, equipamentos tecnológicos e complexos de última geração, sua inteligência e o combate corpo a corpo. Além da ajuda de seus aliados fiéis: Robin, o eterno mordomo, Alfred, e amigos super-poderosos, entre eles o Superman e a Mulher Maravilha.

Batman Sombrio – Foto: Rollingstone.uol (reprodução)

Nas primeiras publicações, as histórias eram mais sombrias apresentando um homem-morcego completamente diferente do qual conhecemos hoje. Com o tempo o enredo e identidade do personagem foram reformulados para conteúdos mais leves, e com o surgimento do chamado ‘garoto prodígio’, o famoso personagem ‘Robin’, como parceiro mirim do morcegão, também ganhou o gosto do público, principalmente do público infantil.

Início de tudo – Foto: Jimkeefe.com (reprodução)

Essa primeira fase do surgimento de ‘Batman’ era intitulada de ‘Era de Ouro’, com o histórico do personagem envolvendo suas origens, seus objetivos, a adoção do jovem Dick Gayson (Robin), em 1940, e boa parte dos vilões principais do homem-morcego. Jerry Robinson também foi o co-criador do personagem Robin, e responsável por dar vida a personagens mais ‘humanos’ (sem-superpoderes) como: Duas Caras, Espantalho, Charada e principalmente o Coringa.

Com o tempo, vários criadores readaptaram o personagem para as suas origens sombrias como por exemplo: The Dark Knight Returns em 1986 de Frank Miller seguido por The Killing Joke de Alan Moore em 1988.

Considerado um ícone da cultura pop, Batman foi adaptado e licenciado para diversos tipos de mídias (rádio, televisão, filmes e jogos), aparecendo em artigos, brinquedos, animações e referências da cultura pop por todo o mundo.

 

Adaptações famosas para o cinema

Adaptações para o cinema – Foto: Magazine (reprodução)

O Batman foi o primeiro super-heroi da Era de Ouro dos quadrinhos a ter um live-action. Em 1943 Lewis Wilson estrelou o primeiro papel em dois cine-seriados (filmes sequenciais) ‘O Batman’ e ‘Batman & Robin‘, sobre o personagem. Em 1966 foi produzido o telefilme Batman, O Homem Morcego, que deu origem à série de TV estrelada pelo ator Adam West, que foi o único ator a estrelar uma série e filmes do personagem.

Já em 1989, começou uma era para as adaptações cinematográficas do universo do herói. Tim Burton, diretor de ‘Edward-Mãos-de-Tesoura’ e ‘O estranho mundo de Jack’, produziu e dirigiu o filme ‘Batman’, estrelado por Michael Keaton, que se tornou um sucesso imediato gerando três sequências: ‘Batman: o retorno’ (1992) e Joel Schumacher dirigiu a última sequência com ‘Batman Forever’ (1995), estrelado por Val Kilmer, e ‘Batman e Robin’ (1997), com George Clooney, e o último por Ben Affleck em ‘Batman vs Superman – A origem da Justiça’ (2016).

Ainda em 1992, a adaptação para ‘Batman – A série Animada’, chegou às telas com direção de Bruce Tim e roteirizados por Paul Dini, considerada uma das melhores versões do herói.

No novo milênio, em 2005, o diretor Christopher Nolan trouxe um brilhantismo com o retoque sombrio com sua trilogia do homem-morcego: ‘Batman Begins’, ‘Batman – O cavaleiro das Trevas’; ‘Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge’, todos estrelados pelo ator Christian Bale. Em 2008, o ator Heath Ledger, que interpretou de forma memorável o vilão ‘Coringa’, ganhou o Oscar póstumo de melhor ator-coadjuvante.

Em 2009, com o avanço das tecnologias, os videogames ganharam suas próprias versões do heroi com ‘Arkahm Asylum’ e ‘Arkahm City’. Foram lançados para as versões em PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo Wii U e Microsoft Windows, tornando-se um sucesso mundial.

Batman – A piada Mortal – Foto: Ofelm (reprodução)

Em 2016, ‘Batman – A Piada Mortal’ ganhou uma adaptação animada para as telonas. O filme foi inspirado no quadrinho escrito por Alan Moore (também criador de Watchmen), em 1988, trazendo um Coringa enlouquecido e fora de controle, que após fugir da prisão, decide expandir o seu reinado de terror e transforma o Comissário Gordon e sua filha em alvos de sua onda de violência. Além de trazer uma (de várias) possíveis origens para o vilão ‘Coringa’.

Em breve, Robert Pattinson (Saga Crepúsculo e ‘Água Para Elefantes’) dará vida ao homem-morcego mais amado do mundo. As expectativas são grandes, trailers já foram ao ar e mostram um lado ainda mais sombrio nos primeiros anos do surgimento de Batman.

Créditos
Texto: Anita Flexa
Professor: Prof. Dr. Ivan Carlo

Sair da versão mobile