Ícone do site Café com Notícia

clecio1 Encarou

Clécio Luis encarou os professores da rede municipal durante Assembleia Geral da categoria, realizada ontem (05), mas não conseguiu emplacar sua proposta de reajuste salarial. Clécio ofereceu reajuste de 28,05% sobre o vencimento de 2013 com incorporação de 39,5% da regência de classe para atingir o piso nacional no salário base do magistério. Para os demais trabalhadores da educação, a proposta foi de 8,32%, além do calendário de enquadramento nas progressões.

2 #aquitemdialogo

Os professores decidiram apoiar a proposta do Sinsepeap, que prevê reajuste de 8,32%, sem incorporação de qualquer valor da regência no salário base, ainda que o pagamento do piso não chegue imediatamente. Sem acordo, gestores municipais reforçaram durante o encontro a disponibilidade de prosseguir com diálogo até que surja uma proposta de consenso. Agora é aguardar a contraproposta e os próximos passos do movimento sindical.

3 Ofensiva

Bancada Federal fez muito bem em recorrer ao ministro Gilmar Mendes (STF) para apelar em nome dos servidores do Amapá penalizados com a retirada do Plano Collor de seus salários. Randolfe divulgou que os parlamentares amapaenses saíram convencidos de que Gilmar Mendes, relator de processo envolvendo situação semelhante no Ceará, deverá apresentar brevemente seu parecer.

4 Luz

Camilo assumiu a responsabilidade de retomar as obras do programa Luz para Todos (do Governo Federal) aqui no Amapá. Em encontro com ministro Edson Lobão, que ocorreu em Brasília, no último dia 2, disse que tem dinheiro em caixa. “Fizemos uma proposta de investirmos direto do Estado o valor de 20 milhões de reais. Executaremos diretamente em conformidade com os padrões especificados pelo Governo Federal e, em contrapartida, queremos que esse investimento seja ressarcido”, disse.

5 Concurso

Parece que agora vai. GEA anunciou na sexta-feira (4) que concluiu o processo para realização de concurso público na DEFENAP. Conforme antecipado aqui, serão 57 vagas para defensor, com salário superior a R$ 11 mil. Ao presidente da OAB, Paulo Campelo, que ameaçou ingressar com Ação Civil Pública para que o certame seja realizado, o Executivo assegurou que vai encaminhar Projeto de Lei para AL nesta segunda-feira, 7.

6 Autocrítica

Ao se despedir do cargo de secretário municipal de saúde, Dorinaldo Malafaia, admitiu não ter sido fácil a transição de “pedra a vidraça”, referindo-se ao papel que desempenhara antes de virar gestor, como presidente do Sindisaúde. “Hoje, posso dizer que a maior revolução é mesmo salvar vidas e talvez a contribuição da gestão na minha formação, com essa troca de conhecimentos, pode ter sido até maior que o retorno que dei. Avançamos muito, mas ainda estamos longe do ideal”, avaliou.

7 Confusão

Secretário de Indústria e Comércio do Amapá, José Reinaldo Picanço, garantiu ao Café com Notícia que a empresa Cesbe S.A. Engenharia, responsável pela construção da barragem na hidrelétrica de Santo Antônio, em Laranjal do Jari, não deverá ser multada em R$ 50 milhões, como havia sido divulgado pelo chefe de fiscalização do Instituto de Mapeamento e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), Mamed Leal.

8 Pedal da paz

Grupo de ciclistas “urb” promove passeio ciclístico contra a violência no trânsito em Macapá. Os organizadores do evento, Mauricio Gemaque e Ailan Lobato, argumentam que o comportamento agressivo de motoristas tem sido a principal causa de acidentes na cidade. Ao promover um passeio ciclístico, o grupo também chama atenção para ausência de ciclovias na Capital. O evento será no dia 13 de abril, com concentração às 15 horas na Praça Barão do Rio Branco.

9 Provas

Após receber do MPF parte do material apreendido durante a Operação Mãos Limpas, deflagrada pela PF em 2010, Ivana Cei nomeou uma comissão composta por promotores de Justiça para que façam a análise do material. São documentos e mídias eletrônicas que devem ajudar a esclarecer parte do suposto esquema de corrupção, que resultou em denuncia do MPF contra Waldez Góes e ex-secretários de seu governo, acusados de peculato, formação de quadrilha e fraudes em licitação.

Expresso

Economista Charles Chelala, pré-candidato ao GEA pelo PSOL, lança uma discussão interessante para o debate entre os governamentáveis: desenvolvimento da região metropolitana Macapá/Santana.

Novo desembargador, Carlos Tork, defende judiciário mais próximo da comunidade. Em seu discurso de posse, disse que buscará diálogo permanente com a OAB e com os diversos seguimentos da sociedade.

“Infelizmente o orçamento das universidades ainda é baseado no número de estudante. Nessa lógica, as grandes vão continuar grandes e as universidades pequenas, se não tiverem complementação orçamentária, vão continuar pequenas”, José Tavares (ex-reitor da Unifap).

Sair da versão mobile