12 municípios do Amapá não registram nenhuma morte por Covid-19 no mês de julho
Os dados são do período de 1 a 28 de julho e deixam o Amapá na classificação amarela, considerada de baixo risco.
Com o avanço da vacinação e as políticas de enfrentamento à covid-19 desde o início da pandemia no Amapá, julho foi o mês – até a última quarta-feira, (28) -, em que 12 dos 16 municípios amapaenses não tiveram nenhum óbito por covid-19.
Os dados são do Centro de Informações e Análises de Sistemas de Saúde (Ciass), setor da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), que monitora, dentre outras coisas, os óbitos ocorridos no estado. Os números mostram que a vacinação funciona e também são coerentes com a classificação de risco atual do Amapá, que segue reduzindo.
Até a manhã desta quinta, 29, o Estado do Amapá havia distribuído aos municípios amapaenses 536.503 doses de vacinas, das quais 375.681 foram aplicadas, sendo 281.652 para primeira dose (D1) e 94.029 para a segunda dose (D2) ou dose única.
Classificação de risco
Na classificação de risco, avaliada na última quarta-feira, 28, o Amapá atingiu a pontuação 7, de cor amarela, ou seja, uma classificação de risco considerada baixa.
A doutora em doenças infecciosas e parasitárias, Margarete Gomes, que também faz parte do Comitê Científico do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COESP) do Governo do Estado, avalia que a tendência é de redução. “Estes dados corroboram o resultado positivo com a diminuição de óbitos”, enfatizou.
Até a última quarta-feira, 28, apenas Macapá, Santana, Ferreira Gomes e Pedra do Amapari, tenham tido registro de óbitos. É importante ressaltar que alguns óbitos ficam em investigação por mais tempo, portanto pode haver mudanças nestes dados.