Ícone do site Café com Notícia

Juventude garante limpeza do Trapiche do Santa Inês após lançamento do novo Amapá Jovem

Após o lançamento do novo Amapá Jovem com uma vasta programação cultural, serviços sociais e show nacional da cantora carioca Lexa neste sábado, 13, o Trapiche do Santa Inês ganhou atenção especial da juventude que participou do evento. Com o fim das apresentações, o público que esteve no local não poupou esforços para recolher o lixo deixado para trás. O objetivo é garantir um ambiente confortável para todos que usam o espaço.

“Tivemos um lançamento lindo, no maior local de contemplação do Rio Amazonas do Amapá, então é um compromisso que a juventude tem com o meio ambiente e a manutenção dos nossos espaços públicos. Tivemos aqui um momento muito importante, com consolidação de uma política pública de inclusão dos nossos jovens, que também contribuem com a sociedade diariamente e se preocupam com ela”, reforçou a secretária de Políticas para a Juventude, Priscila Magno. 

A limpeza foi realizada pela equipe de coordenação do programa, da Secretaria de Políticas para a Juventude (Sejuv), com aproximadamente 22 pessoas. Apesar da ação, não houve grande quantidade recolhida no local, resultado da conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente.

“Foi um show nacional com um grande público, mas ficamos surpresos com a resposta que recebemos nesse final, encontramos pouco lixo jogado no chão e isso é um reflexo positivo de que a juventude está atenta aos debates sobre os cuidados com os locais públicos”, destacou a secretária. 

Programa Novo Amapá Jovem 

A reestruturação do programa é mais uma proposta do Plano de Governo cumprida em menos de um ano e meio de gestão. Com as novidades, serão garantidas mais oportunidades para a juventude local, alcançando os 16 municípios com políticas sociais e de capacitação para o mercado de trabalho.

O programa, que passou por uma reformulação do Governo do Estado, aprovada pela Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), em 2023, tem o objetivo de promover a inclusão social e econômica de jovens vulneráveis, entre 15 e 29 anos. 

A estratégia envolve o acesso à educação, capacitação profissional e oportunidades no mercado de trabalho, buscando reduzir o desemprego, favorecer a reintegração social e fortalecer o bem-estar mental dos participantes. 

Dentro do Novo Amapá Jovem, existem seis eixos, são eles: 

Sair da versão mobile