Anúncio principal

Audiovisual e criação digital: como a criatividade da OCA tem inovado as produções de vídeo em Macapá

 

Muito mais do que parceria nos negócios, é a amizade que une essa galera que está revolucionando o sistema de audiovisual e marketing digital de Macapá. Conversamos com os dirigentes da OCA – CRIAÇÃO E DIGITAL que, assim como a própria descrição diz “é uma agência com soluções criativas para o seu negócio”.

Com apenas um ano e quatro meses de atividade, os dirigentes, Lucas Penafort, publicitário e CEO, e Tiago Albuquerque co-diretor e editor de arte da OCA em entrevista ao portal Café com Notícia, falaram sobre a trajetória da empresa, desde quando se conheceram até as produções interestaduais que estão produzindo, além disso, deram detalhes sobre o videoclipe mais comentado dos últimos tempos: Julgamento, interpretado pela Mc Deeh em parceria com o rapper Pretogonista que foi gravado no residencial Macapaba.

Onde tudo começou?

Lucas: Bem, a OCA tem uns cinco anos da parte jurídica desde o início ela só tinha umas siglas para questão de CNPJ, mas tem um pouco mais de um ano que batizamos realmente a empresa de OCA. Queríamos um nome regional e fácil de falar. Surgiu a partir de um brainstorm (chuva de ideias). Inicialmente a nossa empresa trabalhava apenas com marketing digital, mas após cobranças de amigo de uma produção caseira de um vídeo, comecei a pensar em tornar a empresa uma produtora de audiovisual. E logo pensei, quando chegar esse boom de vídeos em Macapá, vamos sair na frente. E junto com o Tiago, fizemos o primeiro vídeo para uma amiga, e decidimos formar uma equipe voltada para a produção de vídeos. E assim, nós paramos com o trabalho de marketing digital e estamos seguindo produzindo vídeos para a internet.

Tiago: Depois que nos juntamos, começamos a produzir mais vídeos, tanto para televisão quanto para empresas privadas, inclusive fizemos um trabalho muito legal na produção do I Amapá Hackfest que foi um evento pelo Ministério Público do Amapá em 2018. Desde aí, não paramos mais e cada trabalho é bem vindo.

Como vocês se conheceram?

Tiago: Antes disso tudo, eu ganhava a vida como intérprete simultâneo e como professor de inglês, vivia viajando, passei cinco anos nessa profissão. Foi quando parei mais na cidade, comecei a focar no que eu sempre gostei de fazer, que são os vídeos, mexer com as câmeras, e depois de produzir alguns vídeos solo, eu fui chamado para produzir um clipe de uma amiga minha e do Lucas em comum, que na época não era a minha amiga, e foi assim que eu conheci o Lucas.

Lucas: A Jessy, (Jessy Abreu), era uma artista que estava começando na época e eu estava produzindo um vídeo para ela, estávamos filmando com celular e fazendo toda a produção com o material que tínhamos na época. E apareceu o Tiago, já havia visto uns vídeos dele, mas não o conhecia pessoalmente. E foi assim que chegamos até ele.

Tiago: Ah! É verdade, nem me lembrava. E aí me chamaram para produzir o vídeo, mas eu nunca havia trabalhado de fato com videoclipe, seria o primeiro que estava fazendo. Aí eu fui lá, dei meu catão, e depois eles editaram e eu fiz o material. Depois a Jessy chegou comigo e disse “Poxa Tiago, seria muito legal essa ideia você e o Lucas amadurecerem essa parceiria”. Mas eu tinha uma visão de filmaker, e qualquer pessoa que começa a gravar, editar e entregar o produto pronto é um filmaker, ele é um coringa que resolve o pipoco da situação. E então eu e o Lucas resolvemos “juntar as panelas”, as demandas começaram a surgir, mas, no entanto nós não estávamos organizados. E o Lucas, sem perceber, ele começou a me influenciar para ampliar os horizontes, organizar um prédio, equipamento. Começar do zero, e foi uma missão. O audiovisual é uma paixão nossa, e é algo que consome no mínimo cinco horas do meu dia.

E isso foi há quanto tempo?

Tiago: A OCA tem um ano e quatro meses. E as pessoas gostam do trabalho que a gente vem fazendo, depois do videocliope da Jessy, fomos trabalhar com o Hackfest, e nosso trabalho só vem crescendo.

E qual é o diferencial da OCA? Qual o motivo de ela estar fazendo tanto sucesso?

 

Lucas: Hoje as pessoas estão em busca de um conteúdo de qualidade que realmente converse e interaja com o público, vídeos que sejam inteligentes, e todos procuram uns vídeos que tenha a seguinte fala “Nossa, parece que essa produção nem é daqui”. E essa busca do material, do nosso estilo de produção, foi o que fez com o que fizéssemos um trabalho inédito e que chamasse atenção, até mesmo com os nossos cursos, que vamos falar daqui a pouco. As pessoas buscam conteúdo de qualidade em forma de vídeo.

Tiago: É uma relação, como a gente diz, de ‘tirar água de pedra’. A web permite um engajamento muito bem trabalhado para a sociedade, com a perspectiva que não seja ordinária, diferentemente de uma produção para a televisão. Um exemplo muito claro, a campanha que nós fizemos do setembro amarelo. Esses vídeos que produzimos foi um marco, queríamos fazer algum diferente e após um braisntorm chegamos à conclusão do ao invés de fazerem as pessoas pedirem ajuda se estiverem passando por problemas difíceis, porque não oferecer a ajuda? Ser a ajuda mesmo sem pedir. Então produzimos um vídeo de um minutinho e fomos direto ao ponto. É um dos meus vídeos preferidos, fomos pela cidade; dentro do ônibus, em outra cena temos um jantar e uma pessoa bem aérea no mundo ao seu redor e era a protagonista, e na hora que aparece a mensagem e ela está escrevendo a carta, eu entro em cena e digo “Corta!”, e entra a frase para explicar que na vida real não temos essa opção. Então são vídeos como esse que estamos produzindo. (https://www.youtube.com/watch?v=islzejo-dOw)

Lucas: Hoje, esse vídeo é utilizado para palestras, em escolas e em diversos lugares para fomentar a causa do setembro amarelo.

Como é o sistema colaborativo da OCA?

Tiago: a equipe da OCA é dividida em cinco pessoas, temos a jornalista Vanessa Albino, o designer Caio Mendonça, o fotógrafo e produtor audiovisual Junior Maia, eu e o Lucas.
Como surgiu a ideia para o videoclipe Julgamento e como convencer os moradores do residencial Macapaba a participarem?

Lucas: Nós recebemos a visita, aqui nos estúdios da OCA, dos artistas Pretogonista e MC Deeh, e eles queriam que nós fizéssemos apenas imagens aéreas do Conjunto Habitacional Macapaba e nós topamos na hora para o clipe deles. E um imprevisto na gravação geral do clipe deles aconteceu, nós não sabemos exatamente o que foi, e nós acabamos responsáveis por fazer o trabalho para eles, e foi sensacional.

Tiago: Já estava tudo muito organizado e só faltava gravar. Eu nunca tinha gravado um clipe de Rap, e logo após fecharmos acordo comecei a estuda e pesquisar vários clipes internacionais e nacionais, uma das inspirações foram os clipes do Marcelo D2 e trazer esse conteúdo para a realidade que nós tínhamos lá no Macapaba. Depois de algumas conversas, pois eles deixaram bem à vontade para gente fazer o clipe, eu fui montando o roteiro e fomos para o Macapaba antes da gravação oficial. Fui fazer minha pesquisa de campo sozinho, fotografei cada canto e voltei com várias ideias e mandei um áudio para os clientes explicando como seria.

Lucas: No dia oficial da gravação do vídeo, pedimos autorização das pessoas que moravam lá para gravarmos, e filmamos algumas crianças e as casas. Ficamos dez horas seguidas coletando material e foi uma experiência sensacional, e o clipe teve um ótimo resultado tanto de finalização quanto do feedback de todos os expectadores.

Sobre os cursos

Tiago: A OCA tem uma visão clara, queremos abrir a mente das pessoas para saber o que elas estão consumindo, averiguar se realmente é um bom conteúdo ou se precisa de mais algum enredo ou técnica para aquele material ficar de boa qualidade. Então a ideia de fomentar o mercado é muito importante, capacitar as pessoas para entender um pouco desse marketing visual foi e é uma peça chave para a nossa equipe, e queremos que todas as pessoas tenham acesso à esse conhecimento. Por isso chegamos à conclusão de fazer um curso com duração de três dias de um curso básico em um valor mais acessível possível (R$ 200). Inicialmente iríamos fazer apenas uma turma, mas fez tanto sucesso, e as pessoas ficaram tão interessadas que tivemos que abrir quatro turmas. E em janeiro de 2020 vamos abrir um curso específico de Motion Designer, que consiste na animação de personagens para vídeos, as vagas serão limitadas a seis pessoas. A ideia de estar a tão pouco tempo no mercado e inovar com propagandas inteligentes, que tenham conteúdo e inovação para o audiovisual amapaense é a nossa principal missão.

Acesse o link a seguir para conhecer alguns vídeos da OCA – CRIAÇÃO E DIGITAL https://www.youtube.com/channel/UCS07Vf53m4O4JCGqOGdMNxQ

 

Bastidores do clipe JULGAMENTO – MC Deeh feat Pretogonista

Mostrar mais
Publicidade

Artigos relacionados

Publicidade
Botão Voltar ao topo