Anúncio principal
Tendência

Clima no Amapá: confira a previsão do tempo para esta terça-feira, 12   

Chuvas fortes podem atingir a Região Metropolitana de Macapá e municípios no interior do estado.

O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) divulga a previsão do tempo para esta terça-feira, 12. As projeções indicam céu nublado e chuvas variando de moderada a forte em grande parte do estado. As temperaturas deverão oscilar entre mínimas de 24°C e máximas de 31°C.

As precipitações devem ser mais intensas sobre os interiores de Mazagão, Pedra Branca, Serra do Navio, Porto Grande e na Região Metropolitana de Macapá, com acumulados de até 66 mm. O município de Oiapoque, no sul do estado, deve registrar um acumulado menor, com até 25 mm. 

Em Macapá, Santana, Mazagão e áreas litorâneas, os ventos podem chegar aos 19,6 km/h com rajadas de 40,6 km/h, e a umidade relativa deve variar entre 60% e 95%. O pico das marés está previsto para às 04h47 e 17h06, podendo atingir 3,5 metros de altura, com referência no Porto de Santana.      

Março chuvoso e úmido   

No Amapá, as projeções do tempo para março apontam um mês chuvoso, com pancadas concentradas na região leste do estado, porém abaixo da média esperada.   

Ao longo do mês, as precipitações devem ocorrer também na região central do estado, nos municípios de Oiapoque e Calçoene, com acumulados variando entre 300 e 400 milímetros.   

Já nos municípios de Vitória do Jari e Laranjal do Jari, a previsão é de um mês com poucas chuvas, com acumulados variando entre 10 e 40 milímetros diários.  

No caso de chuvas intensas, fique atento:  

  • Evite permanecer em praças e em ambientes arborizados durante, ou logo após ventos fortes e chuva;  
  • Evite estacionar veículos embaixo de árvores, especialmente as de grande porte, que oferecem maior risco;  
  • Se observar alguma árvore que esteja aparentemente tombando, ou com uma inclinação acentuada, com galhos secos ou quebrados, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros;  
  • Nunca tente cortar ou retirar a árvore por conta própria, pois podem haver cabos de energia em meio a vegetação, com risco de choque elétrico.  

A população pode solicitar ajuda nos seguintes números:  

  • 193 – Corpo de Bombeiros  
  • 190 – Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes)  

Mostrar mais
Publicidade

Artigos relacionados

Publicidade
Botão Voltar ao topo